As atividades de uma empresa se desenvolvem em diferentes níveis. O mais elevado deles é o estratégico. É nesse ponto que as diretrizes sejam seguidas por todas as áreas da organização com o intuito de se alcançar os objetivos de longo prazo. Na sequência, vêm os níveis tático e operacional, nos quais se desenvolvem as iniciativas para médio e curto prazos. O que torna possível o alinhamento entre essas três etapas é o planejamento empresarial.
Devemos entender o planejamento como um processo indispensável à administração de uma empresa. Planejar é definir os rumos do negócio. Para isso, é necessário, primeiro, conhecer a realidade interna da empresa e identificar oportunidades e ameaças que possam favorecer ou comprometer a evolução do empreendimento. A partir daí é que serão avaliados possíveis caminhos e traçadas metas. Só, então, chegamos aos planos de ação, de fato.
Como é possível notar, o planejamento empresarial, para ser bem-sucedido, deve seguir alguns passos. Neste artigo, destacamos 4 dicas essenciais. Confira!
1. Adote o modelo PDCA
O ciclo Deming, mais conhecido como PDCA, é uma ferramenta de promoção da melhoria contínua e que tem uma aplicação que vai além do planejamento empresarial. O modelo foi desenvolvido pelo consultor de empresas William Edwards Deming (1900-1993). Ele afirmava que 85% dos problemas que ocorrem nas organizações são causados pelas gerências e que, por isso, só poderiam ser resolvidos por elas.
Em outras palavras, ele sinalizava para o fato de que as falhas nos processos são decorrentes mais da falta de planejamento e organização do que dos erros individuais das pessoas. Ou seja, o sistema empresarial deve ser planejado para evitar que as falhas aconteçam.
Pensando nisso, foi desenvolvido o ciclo de melhoria contínua, que é sintetizado em quatro ações principais:
- Plan (planejar) — estabelecer objetivos e processos necessários para alcançar os resultados;
- Do (fazer) — organizar e orientar a execução dos processos;
- Check (avaliar) — mensurar resultados com base em indicadores de desempenho;
- Act (agir) — adotar medidas de correção e melhoria nos processos avaliados.
Ao fazer o planejamento empresarial, estabeleça medidas para cada um desses itens. Dessa forma, fica mais fácil garantir que o que foi planejado será executado da forma adequada.
2. Faça planejamentos estratégico, tático e operacional
O planejamento empresarial deve promover o alinhamento de propósitos entre os diferentes níveis hierárquicos da organização. Como citamos no início deste artigo, esses níveis são estratégico, tático e operacional. Vamos detalhar melhor cada um deles:
Planejamento estratégico
O planejamento estratégico é o planejamento central da organização. Nele devem ser estabelecidos os objetivos estratégicos, as políticas e a filosofia da empresa. Essas definições devem ser seguidas por todas as áreas da organização.
No planejamento estratégico o foco é o longo prazo, isto é, em outras palavras, projetar os rumos do negócio. Por isso, a alta direção deve indicar claramente quais são os desafios a serem vencidos, as oportunidades buscadas e qual deve ser o comportamento adotado em diferentes cenários.
Planejamento tático
O planejamento tático é o planejamento adotado em cada setor, no nível gerencial. Ele deve traçar ações de médio prazo que estejam de acordo com o planejamento estratégico. É, portanto, um desdobramento em que os processos e objetivos mais específicos da área serão detalhados.
Planejamento operacional
No planejamento operacional, o foco são as ações mais cotidianas da organização. Conhecendo os planejamentos estratégico e tático, deve-se traçar os mecanismos para aplicar no dia a dia da organização as medidas necessárias para entregar os resultados desejados.
3. Priorize a projeção de custos e retorno do investimento
Um dos aspectos que não pode ser deixado de lado no planejamento é parte financeira. É nesse ponto que, muitas vezes, o planejamento empresarial se perde. Isso acontece porque nem sempre é fácil identificar os custos necessários para colocar em prática o plano. Se a estimativa de gastos não estiver bem feita, é possível que boa parte do plano não seja colocada em prática ou, ainda, que não gere o resultado previsto.
Por isso, dê atenção aos cálculos, projetando valores condizentes com a realidade atual do negócio. Outra dica importante é prever diferentes cenários financeiros e como a empresa deve agir em cada um deles.
Da mesma forma, avalie o retorno sobre os investimentos que deverão ser feitos no negócio. Essas estimativas vão facilitar a organização do departamento financeiro e também vão ajudá-lo a tomar melhores decisões.
4. Lembre-se da comunicação interna
Fazer um planejamento empresarial e não comunicá-lo adequadamente a todos os envolvidos é um erro que pode inviabilizar as iniciativas previstas. O planejamento existe para expor a todos os integrantes da organização quais são as perspectivas para o negócio e como cada um deve agir para alcançar os objetivos.
É importante que o planejamento empresarial seja disseminado, mas de forma simples e didática. Isto é, você não precisa retransmitir relatórios complexos e abrangentes. Planeje os melhores canais e mecanismos de comunicação com seu público interno.
Pode ser por meio de folders, ou mesmo com a elaboração de manuais que de forma clara contemplem os planos de longo prazo para a organização, a política da empresa e o comportamento esperado dos colaboradores. Com a participação de todos, o planejamento empresarial tem mais chances de ser aplicado na prática.
Por fim, vale reforçar que o planejamento empresarial é uma construção constante. Mantenha-se bem informado sobre as melhores práticas de gestão assinando a nossa newsletter.