5 práticas de gestão de pessoas que não podem faltar em sua empresa

Como você já deve saber, os recursos humanos formam o capital mais valioso da sua empresa. E é por isso que a gestão de pessoas vem ganhando cada vez mais importância no ambiente corporativo. Atrair e reter talentos tornou-se prioridade nos últimos anos, já que os colaboradores se sentem cada vez menos “fidelizados” e a postos para aceitar novos desafios.

Então, fica a pergunta: como manter a equipe motivada e pronta para cumprir os desafios propostos? A resposta está nas práticas de gestão de pessoas. Neste post, preparamos 5 dicas para que você mantenha o clima organizacional sempre saudável e tenha colaboradores sempre satisfeitos no seu quadro de pessoal. Vamos lá?

1 . Trace metas individuais

Há muito tempo, os especialistas em gestão de carreira já apontam para o fato de que os colaboradores preferem trabalhar por desafios, deixando o comodismo de lado. Muitas vezes, essa questão supera até mesmo o lado financeiro! Portanto, para manter sua equipe sempre motivada, procure traçar metas individuais, que sejam factíveis e desafiadoras.

As metas devem estar de acordo com o planejamento estratégico da empresa, para que cada colaborador saiba exatamente qual é o seu papel na estrutura.

2 . Esteja sempre próximo da sua equipe

De nada adianta traçar metas se você não estiver por perto, atuando como um consultor. Os gestores atuais não são mais apenas chefes de departamento, como antigamente. São parte da equipe e devem se envolver em todos os trabalhos, dando o espaço necessário para que cada colaborador tenha uma parcela de autonomia.

3 . Ofereça feedbacks estruturados

A comunicação constante com a equipe não pode inibir os feedbacks periódicos, por meio de relatórios estruturados. Eles são importantes para mostrar ao colaborador uma visão do todo em seu trabalho, durante um determinado período.

Para montar o relatório, vá anotando pontos fortes e a desenvolver ao longo do semestre. Depois, faça uma lista na qual as qualidades apareçam primeiro. Tente sempre embasar cada ponto, com argumentos e pontos de vista. Ao final, proponha sugestões de melhoria e acompanhe o desenvolvimento ao longo dos próximos seis meses.

4 . Mantenha o programa de treinamentos em dia

O desenvolvimento das pessoas nunca pode parar. Por isso, sua empresa deve estar em dia com os programas de treinamento, tanto eletrônicos quanto presenciais. O ideal é mesclar cursos técnicos com motivacionais, para proporcionar uma experiência completa à equipe.

5 . Saiba recompensar

Por fim, nunca se esqueça das recompensas àqueles colaboradores que cumprem as suas metas. A ausência de reconhecimento pode jogar por terra todo o esforço empreendido no sentido de reter os talentos na organização, já que os colaboradores não se sentirão estimulados a seguir em busca dos objetivos traçados. As recompensas podem ser financeiras ou até mesmo elogios públicos, dependendo da condição da empresa e dos resultados atingidos.

Agora que você já conhece algumas técnicas eficazes de gestão de pessoas, que tal continuar no nosso blog e se aprofundar um pouco mais em temas corporativos? Leia também este artigo e conheça quais os motivos que podem levar uma empresa a ter dificuldade em obter lucro. Boa leitura!

Fechar Menu
1
Oi
Como podemos ajuda-lo?
Powered by