Contabilidade estratégica é a fusão dos objetivos estratégicos da empresa com as informações da contabilidade na criação de um modelo que ajude a tomar decisões para o futuro.
Ao contrário da contabilidade tradicional, concentrada em métricas internas, a estratégica também avalia informações externas a respeito de tendências em custos, preços, market share e fluxo de caixa para determinar a resposta tática adequada. O elemento estratégico da contabilidade exige ainda conhecimento sobre o cenário econômico, jurídico e tributário, ou seja, a respeito de concorrentes, leis e regulamentações.
Neste artigo, você vai aprender o que é a contabilidade estratégica e como ela auxilia as empresas no desenvolvimento eficiente de sua atividade central e na competitividade no mercado. Em seguida, vai conhecer alguns dos principais objetivos da contabilidade estratégica. Por último, entenderá por que é relevante procurar ajuda profissional para desenvolvê-la no seu negócio. Boa leitura!
O que é contabilidade estratégica?
Praticamente, todas as empresas fazem uso de alguma forma de contabilidade gerencial, cujas funções incluem orçamentos, métodos de alocação de recursos e análises sobre custo, volume e lucro. A versão estratégica vai além dessas funções básicas, concentrando-se em como fatores externos (por exemplo, análise de concorrentes ou avaliação sobre políticas monetárias) e informações não financeiras podem aprimorar as operações do negócio.
O mercado de contabilidade tem experimentado rápidas mudanças. As empresas não estão procurando meras “calculadoras humanas”. Elas querem profissionais capazes de fornecer consultoria e orientação a respeito das implicações por trás dos números, bem como estratégias para aumentar seu valor e acelerar o crescimento. Um exemplo simples é quando o contador sugere a troca de regime tributário para que a empresa pague legalmente menos impostos, o que é conhecido como elisão fiscal.
A contabilidade estratégica está presente sempre que o escritório contábil usa ou apresenta informações que ajudam o negócio a tomar decisões melhores, para além das atividades burocráticas comuns, como calcular impostos e folha de pagamento.
Quais são os principais objetivos da contabilidade estratégica?
Planejamento de estratégias
As decisões mais importantes não podem ser deixadas ao acaso ou tomadas com base em palpites. Elas requerem muita informação de qualidade a respeito do desempenho financeiro do negócio. Contadores estratégicos são especialistas em coletar os dados certos e analisar e traduzir isso em informações que a gestão pode usar para estabelecer metas de longo prazo em lucratividade. A informação financeira fornecida pela contabilidade estratégica permite a reavaliação de estratégias, como as políticas de preços de produtos e a relação com fornecedores e canais de distribuição com o objetivo de otimizar os lucros.
Comunicação das estratégias
Não basta formular uma estratégia se a equipe responsável por implementá-la não entende bem o que está em jogo. A contabilidade pode e deve ajudar a transmitir as metas com clareza, colaborando na definição de indicadores-chave (KPIs), cujo controle está ao alcance dos gestores de cada time. Com um foco claro e bem definido, os funcionários investem mais tempo nas atividades que realmente importam e reduzem o desperdício com tarefas que não contribuem para levar a empresa na direção pretendida.
Alcance de metas
Naturalmente, quando as estratégias são bem definidas e comunicadas de forma clara, a empresa se coloca em melhor posição para bater as metas que desejar. Sem mudar as prioridades a todo momento e livrando-se da indefinição sobre o que a chefia pretende, todos ganham mais motivação e clareza para cortar custos, aumentar lucros e conquistar mais clientes.
Auxílio no controle de gastos
Contabilidade não se resume a dizer quanto a empresa deve ao Fisco. Um contador estratégico ajuda a empresa a controlar e reduzir gastos. Pode sugerir a troca de regime tributário de acordo com o desempenho da empresa, identificar qual linha de produtos é mais ineficiente ou pouco lucrativa ou ainda recomendar que o negócio venda determinado equipamento e adote um modelo de aluguel.
Avaliação do desempenho
Para administrar é preciso medir. O olhar especializado do contador estratégico ajuda a gestão a definir quais linhas de produtos e serviços rendem mais, quais causam mais problemas, onde estão os clientes mais promissores, quais departamentos da empresa são menos eficientes e assim por diante.
Controle das atividades
Um dos objetivos básicos da contabilidade é manter a empresa funcionando com as contas em dia. Ela ajuda a pagar fornecedores, produzir recibos e notas fiscais sem erros, reconciliar contas etc. O uso estratégico das informações produzidas por essas tarefas rotineiras permite aumentar a eficiência operacional da empresa, fazendo recomendações a respeito de negociar com fornecedores, trocar datas de compras, tomar decisões sobre fluxo de caixa, entre outros.
Análise do cenário econômico
Como vimos, a contabilidade estratégica não se resume às métricas geradas dentro das quatro paredes da empresa. Ela também está de olho em tendências e notícias nas áreas econômica, financeira, tributária e jurídica, a fim de auxiliar na tomada de decisões. Se ocorrer alguma nova mudança a respeito do ICMS, por exemplo, isso pode ter um efeito dramático nas operações.
Por que procurar ajuda para implementar a contabilidade estratégica?
Contadores estratégicos são capazes de enxergar o futuro e estimar as probabilidades de consolidação ou crescimento de uma tática baseando-se na trajetória do negócio, enquanto atividades comuns como declarar impostos são consideradas um serviço básico.
Desenvolvimentos na tecnologia aumentaram a velocidade da coleta de dados e das análises e decisões nas empresas, criando oportunidades para estratégias e projeções mais certeiras.
Nesse sentido, os tomadores de decisão como você estão procurando por profissionais em contabilidade que sejam:
- voltados para o futuro — conscientes de que o objetivo de analisar informações do passado é prever o futuro e preparar estratégias para ele;
- conectados — capazes de acessar contatos em indústrias e serviços diferentes para realizar consultorias e análises de mercado;
- dedicados — que coloquem as necessidades do cliente em primeiro lugar;
- responsivos — rápidos e eficientes na comunicação com o cliente;
- articulados — capazes de fornecer explicações e recomendações de forma clara e sem jargões.
Mesmo que uma empresa ofereça um produto ou serviço incrível, isso não bastará se ela não tiver qualidade em suas decisões contábeis, especialmente nas relacionadas ao sucesso e à viabilidade em termos financeiros. Portanto, é fundamental investir em um serviço de contabilidade estratégica capaz de orientar decisões para competir e prosperar no futuro.
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